Ter um furo é algo que pode acontecer a qualquer condutor. Se a subscrição de um seguro automóvel é obrigatória, ainda são muitas as dúvidas que existem à volta da questão se o furo de um pneu é ou não coberto. Neste artigo, tentamos explicar-lhe como pode funcionar o seu seguro automóvel em caso de furo de pneu na estrada.

O que fazer em caso de pneu furado?
Quer seja um furo provado por um objeto exterior ou uma deflação do próprio pneu, o pneu vazio faz com que o carro não esteja em condições de ser conduzido. Nesse caso, é essencial que pare o carro e proceda à substituição do pneu furado pelo pneu sobressalente. Se fizer essa mudança, poderá andar cerca de 80-100 quilómetros. Deverá ir de imediato a uma oficina, visto que o pneu sobressalente não tem a mesma qualidade e eficiência de um pneu normal.

Se não tiver um pneu sobressalente, tem que entrar em contacto imediato com o reboque. Aí entra o seguro automóvel, que deverá ser o número para quem liga nesta situação. A assistência é uma condição básica incluída na grande maioria dos seguros automóveis. Esta assistência inclui a assistência no local. A assistência ajuda-o para mudar o pneu ou para fazer o reboque do local em que está imobilizado até à oficina da sua escolha.

O novo pneu está assegurado?
Depois de fazer uso do pneu sobressalente, deve comprar um pneu novo. Em alguns casos, é também recomendável que faça a mudança de todos os pneus do veículo. É muito raro que os seguros automóveis cubram o valor do pneu. Sejam eles pneus de inverno, de verão ou pneus para todas as estações, na maioria dos seguros o valor terá que sair do seu bolso.

Os pneus são considerados como erros inadvertidos, tal como as falhas de gasolina ou perda de chaves. Assim sendo, não são cobertos pelo seguro.

Contudo, já existem alguns seguros automóveis que têm opções de “seguros de pneus”. Informe-se junto do seu seguro para saber se existe essa opção. Nesse caso, o condutor beneficia de uma garantia em caso de problemas relacionados com pneus. Essa garantia inclui proteção mesmo que o problema seja causado por atos de malícia e vandalismo, acidentes ou bolhas de ar no pneu. A seguradora reembolsa as despesas incorridas na reparação, solução e substituição dos pneus.

Não lhe é possível aceder a uma garantia suplementar que o protege em caso de furo? Se tiver um problema de pneus, lembre-se de proceder à compra dos seus pneus em entidades especializadas. Contacte sempre, em caso de mudança de pneus ou jantes, empresas especializadas e profissionais da área, como é o caso da jantes-online.pt.