1. A
  2. B
  3. C
  4. D
  5. E
  6. F
  7. G
  8. H
  9. I
  10. J
  11. K
  12. L
  13. M
  14. N
  15. O
  16. P
  17. Q
  18. R
  19. S
  20. T
  21. U
  22. V
  23. W
  24. X
  25. Y
  26. Z

Dano

Prejuízo que deve ser reparado, indemnizado ou compensado. Pode ser patrimonial ou não patrimonial, direto ou indireto, físico ou corporal, material ou moral.

 

dano corporal

Dano relativo à vida, à saúde ou à integridade física de uma pessoa.

 

dano material

Prejuizo causado a coisas, bens materiais, créditos e quaisquer outros direitos patrimoniais.

 

Danos próprios

Danos materiais causados ao veículo seguro em consequência de certos riscos cobertos e subscritos facultativa e complementarmente (choque, colisão ou capotamento, incêndio, raio ou explosão, furto ou roubo, cataclismos naturais e queda de aeronaves, greves, tumultos, comoções civis, vandalismo e atos de terrorismo).

 

Declaração Amigável de Acidente Automóvel

Impresso utilizado em caso de colisão entre veículos terrestres a motor, que tenham provocado danos materiais e/ou corporais, destinada a recolher certas informações indispensáveis às empresas de seguros, e a relevar objectivamente certos factos. Este impresso deve ser preenchido imediatamente no próprio local da colisão e assinado por ambas as partes.

 

Denúncia

Expressão frequentemente utilizada para significar o ato de notificação da rescisão e não-renovação do contrato (de seguro), para o seu próximo vencimento.

 

Direito de regresso

É o direito que o Segurador tem de exigir a totalidade ou parte do valor da indemnização pago. Por exemplo, em caso de sinistro automóvel provocado pelo Tomador sob o efeito do álcool este terá que pagar ao Segurador indemnizações que este tenha pago a terceiros sinistrados.