1. A
  2. B
  3. C
  4. D
  5. E
  6. F
  7. G
  8. H
  9. I
  10. J
  11. K
  12. L
  13. M
  14. N
  15. O
  16. P
  17. Q
  18. R
  19. S
  20. T
  21. U
  22. V
  23. W
  24. X
  25. Y
  26. Z

Participação de acidente

Documento, a preencher e assinar pelo Segurado, com o objetivo de informar a seguradora da ocorrência de um evento suscetível de estar coberto (sinistro) pela apólice ou contrato, descrevendo e identificando as suas circunstâncias, dimensão dos danos, intervenientes, etc. Constitui uma obrigação legal e contratual do Segurado ou da Pessoa Segura. Ver, também, (DAAA)

 

Penalização

Perda para o segurado de um direito que decorre de um contrato de seguro, prevista nas suas Condições Gerais, pelo não cumprimento de uma obrigação, como por exemplo apresentar a participação de sinistro no prazo de 8 dias após a sua ocorrência.

 

Perda total

Situação em que o bem seguro sofre danos cujo custo de reparação após o sinistro, acrescido do valor do salvado, ultrapassa o valor venal antes do sinistro. Nesses casos, os Seguradores consideram como se de uma destruição total do bem se tratasse.

 

Período de carência

Espaço de tempo, fixado nas Condições Gerais e/ou Particulares, que medeia entre o início do Contrato ou a data de admissão, se posterior, e a data de entrada em vigor das coberturas garantidas pelas Apólices de Acidentes Pessoais, Doença, Saúde, etc. Ver, também, (FRANQUIA).

 

Peritagem

Atividade cujo objetivo principal consiste em estimar o valor dos danos, muitas vezes a par da análise (averiguação) das causas e circunstâncias de um sinistro.

 

Períto

Profissional especializado, indicado pela seguradora ou pelo segurado, cuja função é a de avaliar os danos participados e analisar ou averiguar as causas e circunstâncias de um sinistro.

 

Prazo de contrato

Período durante o qual se vai rentabilizar as poupanças confiadas.

 

Prémio

Preço do seguro. Pode ser comercial, bruto ou total.

 

Prémio comercial

Custo teórico médio das coberturas do contrato, acrescido de outros custos, nomeadamente de aquisição e de administração do contrato, bem como de gestão e de cobrança.

 

Proposta de Seguro

É o documento pelo qual o candidato a tomador de seguro ou os candidatos a tomador e pessoa segura, se forem diferentes, declaram a sua intenção de subscrever o contrato de seguro, que contém os dados individuais respetivos, necessários à avaliação do risco pela seguradora. As respostas ou informações a constar de uma Proposta, devem ser prestadas com verdade, boa-fé e sem reticências ou dissimulações por parte dos declarantes, uma vez que comprometem as condições da aceitação, e já que a Proposta passará, posteriormente, a fazer parte integrante do contrato de seguro.

 

Prorrogação

Prolongamento de um contrato de seguro para além do seu prazo inicial de duração e por igual periodo, desde que nenhuma das partes se oponha.