1. A
  2. B
  3. C
  4. D
  5. E
  6. F
  7. G
  8. H
  9. I
  10. J
  11. K
  12. L
  13. M
  14. N
  15. O
  16. P
  17. Q
  18. R
  19. S
  20. T
  21. U
  22. V
  23. W
  24. X
  25. Y
  26. Z

Salvados

São os objetos salvos do Sinistro. No caso do Seguro Automóvel, é o Veículo danificado cujo custo de reparação é superior ao seu valor venal. Nesta circunstância, a indemnização deverá tomar por base o valor venal, mas o salvado será negociado pelo valor residual ou com o seu proprietário ou com terceiros.

 

Segurado

A pessoa singular ou coletiva identificada nas Condições Particulares, que pode coincidir ou não com o Tomador de Seguro, e que é titular dos bens, valores, interesses ou obrigações que constituem o objeto do seguro.

 

Seguro

É o conjunto de operações desenvolvidas pelas Empresas autorizadas para essa atividade (Seguradoras), com vista a poderem celebrar Contratos de Seguro e a obrigar-se ao cumprimento das prestações nestes incluídas.

 

Seguro de frota

Contrato através do qual o segurador cobre um conjunto de veículos terrestres a motor.

 

Seguro de grupo

Seguro efetuado relativamente a um conjunto de pessoas ligadas entre si e ao Tomador de Seguro por um vínculo ou interesse comum, que não seja o interesse de segurar.

 

Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel

Seguro que cobre os danos causados a terceiros por veículos terrestres a motor e seus reboques e é obrigatório por lei com determinados capitais seguros mínimos, para todos os veículos matriculados em circulação. Acima desses mínimos é uma opção de cada proprietário, bem como o são várias coberturas adicionais, tais como quebra isolada de vidros, assistências em viagem, seguros de acidentes pessoais para o condutor (Ocupantes), entre outras.

 

Seguro individual

Seguro efetuado relativamente a uma Pessoa Segura, que pode ou não coincidir com o Tomador de Seguro, ou a uma Pessoa Segura e seu Agregado Familiar.

 

Sinistro

Qualquer acontecimento de carácter fortuito, súbito e imprevisto, suscetível de fazer funcionar as garantias do contrato.

 

Sobreprémio

Acréscimo ao valor do prémio do seguro devido à cobertura de um risco agravado ou de uma cobertura adicional.

 

Subscrição

Ato pelo qual a Seguradora assume a garantia de um risco.

 

suspensão de garantia

Interrupção por um período de tempo das obrigações de um segurador quanto a uma ou mais coberturas do contrato seguro.