• Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)

    O Decreto-Lei n.º 1/2015, de 6 de janeiro, que entrou em vigor a 1 de fevereiro, alterou a designação do Instituto de Seguros de Portugal para Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Em conformidade, o sítio da Instituição na Internet mudou para www.asf.com.pt e o endereço de e-mail geral passou a ser asf@asf.com.pt. Mantêm-se inalteradas as competências de supervisão e regulação do setor segurador e de fundos de pensões atribuídos a esta Instituição, para garantia da proteção dos tomadores de seguros, das pessoas seguras, dos participantes e beneficiários.

     
  • Seguro com preço igual para homens e mulheres

    Seguro com preço igual para homens e mulheres

    Uma nova directiva foi aprovada a nível europeu, o que vai fazer com que não haja distição de sexo no preço a pagar pelo seguro automóvel. As companhias de seguros europeias vão passar a cobrar os mesmo preços a mulheres e homens para produtos idênticos, o que deverá ter como consequência um equilíbrio dos valores cobrados. A alteração resulta da entrada em vigor, de novas regras que acabam com as «discriminações» entre homens e mulheres em matéria de preços dos seguros, segundo o executivo comunitário. Com esta alteração, “os preços dos seguros podem subir ou diminuir para certas categorias de clientes, embora seja de esperar que, com o tempo, se estabeleça um equilíbrio”. Esta mudança acontece depois de o Tribunal de Justiça da União Europeia ter decidido que a aplicação de prémios de seguro diferentes, conforme se trate de homens ou de mulheres, utilizando apenas o critério do sexo, é […]

     
  • Reclamações nos seguros mais fáceis

    Reclamações nos seguros mais fáceis

    As companhias de seguros são um dos alvos mais frequentes nas queixas dos consumidores portugueses, que, a partir de hoje, têm a vida mais facilitada quando pretenderem apresentar reclamações. Estas têm de ser respondidas de forma mais célere pelas empresas e foi criada a figura de provedor do cliente, que irá responder a todas as solicitações dos consumidores de seguros em Portugal. Depois do Provedor do Crédito, passa também a existir um mediador para os seguros, que irá analisar as reclamações dos clientes que não tiveram resposta por parte das instituições. Publicada ontem em Diário da República, a nova regulamentação, que entra hoje em vigor, obriga ainda as empresas a maior transparência e rapidez na resposta às reclamações dos clientes. A poucos dias de ser nomeado o mediador do crédito, a nova lei do Instituto de Seguros de Portugal (ISP) dá vida ao Provedor do Cliente, que tem como função […]

     
 

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