O aluguer de viaturas ligeiras têm obrigatoriamente seguro de Responsabilidade Civil, mas é possível contratar mais coberturas.

Danos, assistência ou faróis e rodas são algumas das garantias disponíveis para aluguer de carros como se contratar no site http://www.alugarcarrosbaratos.pt.

Quando conduz um veículo em que é responsável pelos danos que possam ser causados a terceiros ou até mesmo aqueles que podem sofrer como o próprio motorista ou ocupantes durante o tempo em que o usuário tem pessoalmente o carro funciona como se s mesmo fosse seu, de modo que a responsabilidade pelo que acontece é sua.

Para viagens é essencial sentir-se protegido. É por isso que as empresas de aluguer de automóveis incluem, por defeito, o seguro padrão a terceiros para assegurar, pelo menos, das suas responsabilidades, nos termos da lei para todos os veículos no território, quer sejam próprios ou alugados.

Segurado apesar de aluguer
Como um carro particular deve ter um seguro de responsabilidade civil, as empresas do setor são obrigados a incluir em um preço de base de aluguer para o seu seguro de frota de veículos. No entanto, a esta cobertura pode ser acrescentado outro tipo de seguros, como danos do veículo, proteção contra roubo ou luzes, entre outros. Tudo vai depender do montante que a pessoa que contrata o aluguer está disposto a pagar pela proteção.

Além disso, no caso em que se contrate uma extensão da cobertura do seguro para Todos Os Riscos as empresas de aluguer oferecem a possibilidade de uma franquia para que possa pagar um preço mais baixo para o carro, mesmo se a cobertura é completa.

Tipos de seguros de aluguer de automóveis
As empresas de rent a car, muitas vezes oferecem aos seus clientes várias opções de seguro de carro, entre os quais estão CDW, TP e TW. Algo que todos eles têm em comum é que não há um montante máximo, ou seja, um montante máximo até ao qual o seguro é responsável pelo acidente.

Se este montante for ultrapassado, sendo o restante fornecido pelo condutor do veículo alugado. Além disso, a maioria deles apresenta uma série de exclusões de sua cobertura, como negligência ou imprudência do motorista. Tudo isso deve ser indicado nos Termos e Condições do contrato assinado para alugar o carro.

Seguro de Responsabilidade Civil
Seguro incluído como regra no aluguer de veículos e é obrigatório. Cobre a responsabilidade do condutor contra ferimentos ou danos materiais que possam ser causados a terceiros a uma quantidade que é limitada por cada sinistro.

Seguro com extensão de responsabilidade por danos de colisão: CDW ou LDW
O seguro CDW (Collision Damage Waiver) ou LDW (Loss Damage Waiver) ou a isenção de responsabilidade por colisão são aqueles que aliviam o condutor da responsabilidade financeira pelos danos causados ao veículo resultante de um acidente. Segundo a empresa, é possível cobrir apenas uma parte ou a totalidade dos custos. Além disso, a cobertura de muitos exclui por danos causados por vandalismo e desta garantia podem não se aplicar a partes do veículo, tais como as rodas, o teto ou pára-brisas.

Seguro proteção contra roubo: TP ou TW
Seguro TW (Theft Waiver), TP (Theft Protection), segundo a empresa cobre o valor do veículo em caso de roubo. Com este seguro de responsabilidade do inquilino, se perder ou danificar o veículo por furto ou tentativa é nula e a companhia de seguros que assume. No entanto, esta cobertura está muitas vezes ligada a uma franquia, para que o motorista é responsável por o montante estipulado no contrato e a empresa enfrenta o restante, assim, para contratar o usuário está parcialmente isento.

Seguro de Assistência: PAI
Por outro lado, a PAI (Personal Accident Protection) é o que cobre pessoalmente o condutor e os passageiros em caso de um acidente. Pode garantir de despesas médicas a invalidez ou morte, e geralmente tem limites diferentes dependendo do caso, mas sempre definido na política.

O seguro de Assistência também pode incluir o roubo de bagagem que se encontre no automóvel de aluguer assim como a sua deterioração.

Cobertura de luzes e rodas
Ao alugar um carro, também é possível fazer um seguro que cobre todos os danos causados às rodas ou faróis do mesmo. Com esta política, o arrendatário não é responsável pelos acidentes que acontecem nestas partes do veículo.

Reembolso da franquia: DER
Existem algumas empresas de aluguer de automóveis que oferecem reembolso de serviços ou reembolso da franquia por danos, DER por sua sigla em Inglês (Damage Excess Refund). Este produto permite que o usuário não vincula o montante da isenção em caso de acidente, mas não contratou um seguro porque, embora, em princípio, tem de desembolsar, em seguida, ele é reintegrado. A principal diferença com este é que a cobertura com reembolso do excesso, acidente carregá-la e, posteriormente, ocorre quando ele é retornado. O desembolso funciona da seguinte maneira: após um acidente o condutor deve prestar a sua empresa o montante estipulado como franquia tais despesas, no entanto, se você tiver contraído esta cobertura após dar a ele para a companhia de seguros é o reembolsa, para que você não perder essa quantia. Ou seja, tem direito ao reembolso do dinheiro pago conceito de franquia.

Outros seguros para aluguer
Além do seguro contratado para os próprios veículos de aluguer de automóveis, alguns cartões de crédito oferecem garantias para eles e, por vezes, a política de estacionamento privado, se tiver, pode estender o aluguer por uma transferência de cobertura.

 

Tags: ,