Os preços dos seguros variam de companhia para companhia. Cada empresa de seguros é livre de fixar os seus próprios preços para os seguros, incluindo o do seguro próprio seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.

O preço pode variar de acordo com a sua estrutura de custos da seguradora e a experiência de sinistralidade dos seus clientes. Além da idade do condutor e da antiguidade da carta de condução, a idade do veículo e outros factores inerentes ao automobilista também podem ter influência no preço do seguro, de acordo com a tabela específica de cada empresa de seguros. A Franquia também pode influenciar esse valor.

Normalmente, o preço aumenta por cada sinistro da responsabilidade do segurado e diminui por cada um ou mais anos sem sinistros. Estas alterações apenas podem ocorrer no vencimento anual do contrato e mediante pré-aviso da empresa de seguros, salvo se na apólice outro sistema tiver sido previamente estabelecido.

A franquia no seguro automóvel é o valor em percentagem que, aplicado ao valor do seguro, representa o montante que fica a cargo do segurado no caso de sinistro. No entanto, a franquia só é aplicada nas coberturas seguintes, quando contratadas: furto ou roubo, choque, colisão ou capotamento, incêndio, raio ou explosão, fenómenos da natureza, actos de vandalismo.

Quanto maior for a percentagem da franquia, menor será o montante de indemnização a pagar pela seguradora, pois suportará um valor mais elevado. É por esta razão que quanto maior for a percentagem da franquia, menos será o valor do prémio de seguro.

 

Tags: ,